Espaço do associado

Cartões Informativos, de Advertência e de Desclassificação

Nova remessa disponível! Produção limitada — garanta a sua reserva entrando em contato antes que acabe.

Autor: UBIRATAN MARTINS JUNIOR em 10/06/2024

Produção: Ubiratan Martins Junior (Bira)
Contato: (41) 99975-5685 Whastapp
Valor do jogo com 6 cartões: R$ 160,00 

Observação: O Bira está levando uma nova remessa para a Competição do U20 que se realizará de 5 a 7 de setembro em Recife. Outras formas de aquisição entrar em contato. 

 



Quando a arbitragem se utiliza dos cartões.

26 Comissário
Em provas de Arremesso e Lançamento, com relação a:
(a) Indicações dos outros Árbitros do círculo para o Árbitro com as bandeiras de que uma falha foi cometida, recomenda-se que uma forma alternativa de indicação das bandeiras seja usada, como um pequeno cartão vermelho na mão do Árbitro;
Para auxiliar o Comissário e sua equipe em seu trabalho, é comum que as pessoas autorizadas a entrar na Área de Competição, exceto os Atletas, sejam claramente distinguíveis por meio
de identificação especial ou cartão de credenciamento ou uniforme diferenciado.

  1. Advertências e Desqualificação
    Participação genuína, conduta antidesportiva e imprópria
    7.1 ....
    O Árbitro Geral apropriado deve ter autoridade para advertir ou excluir da competição, qualquer Atleta ou equipe de revezamento culpado por quebrar esta Regra ou as Regras 6.1 Nota (ii), (iii) e (iv) das Regras de Competição ou as Regras 6, 16.5, 17.14, 17.15.4, 25.5, 25.19, 54.7.6, 54.10.8 ou 55.8.8 das Regras Técnicas. Advertências podem ser indicadas ao Atleta pela apresentação de um cartão amarelo e uma exclusão por um cartão vermelho. Advertências e exclusões serão registradas na súmula de resultados e serão comunicadas ao Secretário de Competição e aos outros
    Árbitros Gerais.

Nota(iii): Ao excluir um Atleta ou equipe de revezamento da competição sob esta Regra, se o Árbitro Geral está ciente de que um cartão amarelo já foi dado, deve mostrar o segundo cartão
amarelo seguido imediatamente por um cartão vermelho.

Nota(iv): Se o cartão amarelo é dado e o Árbitro Geral não está ciente de que existe um cartão amarelo anterior, deverá, uma vez que este é conhecido, ter a mesma consequência, como se tivesse sido dado em associação com um cartão vermelho. O Árbitro Geral apropriado deve tomar medidas imediatas para informar o Atleta ou equipe de revezamento ou a equipe do Atleta de sua exclusão.

Os pontos-chave abaixo são apresentados para fornecer orientação e clareza em relação à maneira como os cartões são mostrados e registrados:

  1. Embora seja normal e geralmente esperado que um cartão amarelo tenha sido entregue antes de um cartão vermelho, está previsto que, nos casos de comportamento articularmente ruim e antidesportivo ou inadequado, ou ainda por não competir com uma participação genuína (com boa-fé), um cartão vermelho possa ser entregue imediatamente. Deve-se notar que o Atleta ou a equipe de revezamento tem, em qualquer caso, a oportunidade de recorrer dessa decisão ao Júri de Apelação.
  2. Haverá também alguns casos em que não é prático nem lógico que um cartão amarelo tenha sido dado. Por exemplo, a nota da Regra 6.2 das Regras Técnicas permite especificamente um cartão vermelho imediato, se justificado nos casos cobertos pela Regra 6.3.1 das Regras Técnicas, como o ritmo (pace) nas corridas.
  3. Uma situação semelhante também pode ocorrer quando um Árbitro Geral emite um cartão amarelo e o Atleta ou a equipe de revezamento responde de maneira inadequada, justificando-se então dar imediatamente um cartão vermelho. Não é essencial que existam dois casos completamente diferentes e distintos no tempo de comportamento inadequado.
  4. De acordo com a Nota (iii), nos casos em que um Árbitro Geral está ciente de que o Atleta ou equipe de revezamento em questão já recebeu um cartão amarelo durante a competição e propõe aplicar um cartão vermelho, o Árbitro Geral deve primeiro mostrar um segundo cartão amarelo e depois o cartão vermelho. No entanto, se um Árbitro Geral não mostrar o segundo cartão amarelo, ele não invalidará a aplicação do cartão vermelho.
  5. Nos casos em que o/a Árbitro(a) Geral não está ciente de um cartão amarelo preexistente e mostre apenas um cartão amarelo, uma vez que isso se torna conhecido, as medidas apropriadas devem ser tomadas para desqualificar o/a Atleta o mais rápido possível. Normalmente, isso deve ser feito pelo/a Árbitro(a) Geral, notificando o/a Atleta diretamente ou através de sua equipe.
  6. Nos casos de provas de revezamento, os cartões recebidos por um ou mais membros da equipe durante qualquer fase da prova contam para a equipe. Portanto, se um Atleta receber dois cartões amarelo ou dois Atletas diferentes receberem um cartão amarelo em qualquer fase da prova em particular, a equipe será considerada como tendo recebido um cartão vermelho e será desqualificada.

Em uma Prova de Corrida ou de Marcha Atlética,
8.4.1 Se um Atleta fizer um protesto verbal imediato contra o fato de ter sido responsável por uma saída falsa, o Árbitro Geral de Partida (ou, se não foi designado um, o Árbitro Geral de Corridas ou de Marcha Atlética apropriado) poderá, se tiver alguma dúvida, permitir que o Atleta participe "sob protesto" para preservar os direitos de todos os envolvidos. Competir
“sob protesto” não deve ser permitido se a saída falsa foi indicada por um Sistema de Informação de Saídas certificado pela World Athletics, a menos que, por qualquer motivo, o Árbitro Geral apropriado considere que as informações fornecidas pelo Sistema são claramente imprecisas. Se um
Atleta for autorizado a competir sob protesto, um cartão vermelho e branco (cortado diagonalmente ao meio) deverá ser levantado na frente do Atleta.

16 Saída
O Árbitro Geral pode advertir o Atleta por conduta imprópria (desqualificar em caso de uma segunda infração à Regra durante a mesma competição), de acordo com as Regras 7.1 e a Regra 7.3 das Regras Técnicas. Um cartão verde não será mostrado. Entretanto, quando um motivo externo foi considerado a causa para interromper a saída, ou o Árbitro Geral não concorda com a decisão do Árbitro de Partida, um cartão verde deve ser mostrado a todos os Atletas para indicar que uma saída falsa não foi cometida por nenhum Atleta.
Um cartão verde não deve ser exibido em nenhum caso quando um cartão amarelo ou vermelho for emitido.

16.8 Exceto nas Provas Combinadas, qualquer Atleta responsável por uma saída falsa será desqualificado pelo Árbitro de Partida.
Para Provas Combinadas, veja Regra 39.8.3 das Regras Técnicas.
Nota: Na prática, quando um ou mais Atletas cometem uma saída falsa, outros tendem a seguilo e, estritamente falando, qualquer Atleta que faz isso também comete uma saída falsa. O Árbitro de Partida deve advertir ou desqualificar apenas os Atletas que, em sua opinião, foram responsáveis pela saída falsa. Isso pode resultar em mais de um Atleta sendo advertido ou desqualificado. Se a saída falsa não for atribuída a nenhum Atleta, nenhuma advertência será dada e um cartão verde será mostrado a todos os Atletas.

16.9 No caso de uma saída falsa, os Assistentes do Árbitro de Partida devem proceder da seguinte maneira:
Exceto nas Provas Combinadas, o(s) Atleta(s) responsável(eis) pela saída falsa será(ão) desqualificado(s) e um cartão vermelho e preto (dividido diagonalmente) será levantado na frente deles.
Nas Provas Combinadas, no caso de uma primeira saída falsa, o(s) Atleta(s) responsável(eis) pela saída falsa deve(m) ser advertido(s) com um cartão amarelo e preto (dividido diagonalmente) levantado na frente dele(s). Ao mesmo tempo, todos os outros Atletas participantes da corrida devem ser advertidos com o cartão amarelo e preto levantado à sua frente por um ou vários Assistentes do Árbitro de Partida, a fim de informá-los que, quem cometer outra saída falsa, será desqualificado. No caso de outras saídas falsas, o(s) Atleta(s) responsável(eis) pela saída falsa será(ão) desqualificado(s) e o cartão vermelho e preto será levantado à sua frente.
Se marcadores de raia que foram fornecidos estiverem sendo utilizados, então, sempre que um cartão for mostrado ao(s) Atleta(s) responsável(eis) pela saída falsa, a indicação correspondente deverá ser mostrada no(s) marcador(es) de raia(s).

17.15.4 Um Atleta que recebe ou recolhe refresco ou água de um local diferente das estações oficiais, exceto onde fornecido por razões médicas de, ou sob a direção de Árbitros de corrida, ou toma o refresco de outro Atleta, deve, pela primeira infração, ser advertido pelo Árbitro Geral normalmente mostrando um cartão amarelo. Para uma segunda infração, o Árbitro Geral deve desqualificar o Atleta, normalmente mostrando um cartão vermelho. O Atleta deve, então, sair da pista imediatamente.

Cartões Vermelhos
54.6 Quando um Árbitro observa um Atleta cometendo falta segundo a Regra 54.2 das Regras Técnicas, por exibição visível da perda do contato com o solo ou a dobra do joelho durante qualquer parte da competição, o Árbitro então enviará um cartão vermelho ao Árbitro Chefe.

54.7.4 Se, de acordo com a Regra 54.7.3 das Regras Técnicas, um Atleta receber um terceiro Cartão e já não é possível direcioná-lo para entrar na Zona de Penalidade antes do final da prova, o Árbitro Geral deve adicionar o tempo que teria sido necessário cumprir na Zona de Penalidade ao seu tempo final e ajustar a classificação final da prova, conforme necessário.

54.7.5 Se, a qualquer momento quando estiver sendo aplicada a Regra 54.7.3 das Regras Técnicas, um Atleta recebe um cartão vermelho adicional de um Árbitro que não seja um dos três que já havia enviado anteriormente um cartão vermelho, ele será desqualificado. O Atleta deverá ser notificado desta desqualificação pelo Árbitro Chefe ou pelo Assistente do Árbitro Chefe, mostrando-lhes uma raquete vermelha. A falta de notificação não resultará na reintegração do Atleta desclassificado.

54.10.8 Um Atleta que recebe ou recolhe bebida ou água de um local diferente dos postos oficiais, exceto onde fornecido por razões médicas de, ou sob a direção de Árbitros de corrida, ou toma a bebida de outro Atleta, deve, pela primeira infração, ser advertido pelo Árbitro Geral normalmente mostrando um cartão amarelo. Para uma segunda infração, o Árbitro Geral deve desqualificar o Atleta, normalmente mostrando um cartão vermelho. O Atleta deve, então, sair do percurso imediatamente.

55.8.8 Um Atleta que recebe ou recolhe bebida ou água de um local diferente dos postos oficiais, exceto onde fornecido por razões médicas de, ou sob a direção de Árbitros de corrida, ou toma a bebida de outro Atleta, deve, pela primeira infração, ser advertido pelo Árbitro Geral normalmente mostrando um cartão amarelo. Para uma segunda infração, o Árbitro Geral deve desqualificar o Atleta, normalmente mostrando um cartão vermelho. O Atleta deve, então, sair do percurso imediatamente.